Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedoria entrega Medalha Ruy Gouthier de Vilhena

    há 11 anos

    Marcelo Albert/TJMG O presidente do TJMG, Herculando Rodrigues, abre a sessão solene de entrega da medalha

    Marcelo Albert/TJMG Para o corregedor Audebert Delage a entrega da medalha é uma das tarefas mais agradáveis e justas

    Marcelo Albert/TJMG O desembargador Eduardo Andrade discursou em nome dos homenageados.

    Noventa e quatro pessoas foram homenageadas com a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena, em cerimônia realizada dia 20 de setembro, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. A medalha é outorgada a profissionais que prestaram relevantes serviços à Corregedoria-Geral de Justiça e à Justiça de 1ª Instância da capital e interior. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herculano Rodrigues, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho, participaram do evento, juntamente com os homenageados, como a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Rocha, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, e outras autoridades.

    Parentes e amigos dos homenageados lotaram o auditório do 1º Tribunal do Júri da capital. Após a condecoração, o público participou de um coquetel de congraçamento e assistiu ao show da cantora Elaine Anunan, acompanhada pelos músicos Cláudio Moraleida (voz e guitarra), Itamar Pacato (baixo) e Pedrinho Moreira (bateria).

    Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage, a organização da entrega da medalha é uma árdua, mas gratificante missão. Árdua, porque são inúmeros aqueles que, nos 65 anos da Corregedoria, prestaram relevantes contribuições, tornando difícil a escolha dos agraciados e propiciando o perigoso risco do esquecimento. Porém, gratificante, pois reconhecer o contributo dessas pessoas e prestar as devidas homenagens constitui uma das tarefas mais agradáveis e justas, destacou.

    O presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues, iniciou o discurso questionando o que se poderia ser acrescido à felicidade de um servidor público que consegue fazer de sua atividade profissional fonte de realização e entusiasmo. Talvez, esse acréscimo possa ser traduzido em uma palavra: reconhecimento. E o sentido desse reconhecimento está muito além do ato solene, da celebração e dos cumprimentos, que também são importantes. Porém, o significado maior é a validação de uma trajetória profissional, um sinal de que as ações são dignas de mérito e, dessa forma, precisam ser destacadas, para servirem como exemplos, concluiu.

    A comenda é entregue anualmente a magistrados, servidores do foro judicial e do extrajudicial de seis regiões do Estado de Minas Gerais, além de pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça. O ministro Carlos Alberto Reis de Paula ressaltou que a Medalha Ruy Gouthier de Vilhena é o encontro da sociedade com a Corregedoria-Geral de Justiça. Ele exaltou a missão da corregedoria desempenhada pelos servidores do judicial e do extrajudicial que, segundo ele, são os que fazem o diálogo com a população e moldam a imagem do Judiciário. Existimos para servir a sociedade. Continuem na busca e afirmação desse diálogo porque efetivamente essa é a nossa grande missão. O Estado justo só se constrói à medida que tivermos o compromisso definitivo de buscar aquilo que pode dar a melhor resposta aos interesses individual e coletivo do cidadão.

    Falando em nome dos homenageados, o desembargador do TJMG, Eduardo Andrade, lembrou dos 65 anos da Corregedoria, do desembargador Ruy Gouthier, inspirador da medalha, e das manifestações de rua ocorridas no país em julho deste ano. É pertinente essa lembrança, na medida em que estão sendo homenageados não apenas magistrados e servidores de todo o Estado, mas também aqueles que, por suas atuações pessoais, contribuem para a prevalência da justiça em sua maior amplitude, destacou. O magistrado ressaltou que justiça não é apenas o que está de acordo com a lei. Justo também é o direito de se viver num país onde se privilegie o respeito pela causa pública, o mérito dos cidadãos, a seriedade dos dirigentes e as políticas públicas sérias, disse.

    Para a indicação dos agraciados, foram observados a abnegação, a antiguidade, a dedicação, o dinamismo, a eficiência e o zelo no cumprimento dos deveres funcionais. A medalha foi criada pela Portaria 75, de 25 de novembro de 1986, e é concedida anualmente a título de condecoração. Considerando o fato de que neste ano a CJG/MG completa 65 anos de sua organização, a homenagem também foi outorgada aos ex-juízes corregedores ainda não agraciados. A comissão também conferiu condecorações especiais, por reconhecimento póstumo, àqueles que contribuíram para a melhoria dos trabalhos da Justiça mineira.

    Confira a lista de agraciados.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    Fórum Lafayette

    (31) 3330-2123 ascomfor@tjmg.jus.br

    facebook.com/tribunaldejusticaMGoficial

    twitter.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1706
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedoria-entrega-medalha-ruy-gouthier-de-vilhena/100689276

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)