Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Acusada de furto em supermercado deve ser indenizada

há 10 anos

Uma mulher de Belo Horizonte deverá receber, da DMA Distribuidora, R$ 12 mil de indenização por danos morais porque foi abordada e acusada de furto pelo segurança de um supermercado da empresa. A decisão da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a sentença da 11ª Vara Cível de Belo Horizonte.

Narram os autos que, no dia 28 de fevereiro de 2011, ao sair do supermercado, a mulher foi abordada por um funcionário uniformizado que se apresentou como segurança. Ele acusou a cliente de ter furtado o estabelecimento, fez com que ela retornasse para o interior da loja e retirasse todos os objetos da bolsa. Nada pertencente ao supermercado foi encontrado com ela.

Devido à situação vexatória, a cliente entrou com ação de indenização por danos morais.

Em Primeira Instância, a juíza da 11ª Vara Cível de Belo Horizonte, Cláudia Aparecida Coimbra Alves, julgou procedente o pedido da cliente e condenou a DMA a pagar-lhe indenização de R$ 12 mil.

Inconformado, o supermercado recorreu ao Tribunal de Justiça pedindo a extinção da pena ou a diminuição da indenização. A empresa alegou que não houve tratamento desrespeitoso à cliente e que o boletim de ocorrência não narra os fatos de maneira verídica.

A desembargadora Cláudia Maia, relatora do recurso, não acatou o pedido do supermercado. Verifico a ocorrência da conduta ilícita praticada por funcionário da empresa, que extrapolou os limites médios de conduta, sendo de uma clareza hialina que tal ato foi capaz de causar à mulher ofensa a sua personalidade, acarretando, portanto, dano de ordem moral passível de indenização, afirmou.

O voto da relatora foi acompanhado pelos desembargadores Alberto Henrique e Luiz Carlos Gomes da Mata.

Leia a íntegra do acórdão e veja a movimentação processual.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

TJMG - Unidade Raja Gabaglia

(31) 3299-4622

ascom.raja@tjmg.jus.br

facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial

twitter.com/tjmg_oficial

  • Publicações11204
  • Seguidores1704
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2593
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusada-de-furto-em-supermercado-deve-ser-indenizada/113789626

Informações relacionadas

Galvão & Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 8 meses

Divórcio litigioso ou contencioso

Roberto Colalillo Junior, Advogado
Notíciashá 3 anos

Supermercado deve indenizar consumidora por falsa acusação de furto

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns TJMG, o constrangimento é muito grande. Até que se prove o contrário a pessoa é conduzida como ladra, aí não acham nada e fica por isso mesmo, Não, não mesmo o vexame foi muito humilhante. continuar lendo

Tanto porque o Segurança do supermercado não teria poderes para acessar os objetos pessoais da autora... continuar lendo