Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça oferece oficina aos pais recém-separados

    há 10 anos

    Renata Caldeira O objetivo da oficina é auxiliar os pais a protegerem crianças e adolescentes dos conflitos da separação e do divórcio

    O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus), da comarca de Belo Horizonte, realiza hoje e amanhã, 23 e 24 de abril, a oficina de parentalidade, direcionada a recém-separados que têm filhos. O objetivo do curso é auxiliar os pais a proteger crianças e adolescentes dos conflitos da separação e do divórcio, além de preservar os papéis parentais e proporcionar aos envolvidos um ambiente acolhedor nesse delicado período de transição. A oficina vai contribuir também para se evitarem os danos da alienação parental.

    O projeto faz parte da política de pacificação de conflitos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A oficina será conduzida por instrutores capacitados em mediação de conflitos que receberam treinamento ministrado por especialistas do CNJ em Brasília. Os casais estão recebendo orientações sobre o divórcio e a separação e suas consequências para a família. A oficina acontece antes da mediação para conscientizar os casais sobre a possibilidade de conciliar. Em muitos casos, as pessoas ficam voltadas a realizar o acordo após o curso, enfatiza a juíza coordenadora do Cejus, Lucy Augusta Aznar de Freitas.

    As técnicas do Cejus conduzem as oficinas com os pais, homens e mulheres, em dois encontros com duração de três horas cada um. É uma proposta nova, tendo em vista que a Justiça não está querendo resolver as questões somente do ponto de vista processual. Exatamente porque por trás desses processos existem pessoas e famílias, ressalta a mediadora de conflitos Julieta Ribeiro Martins. A técnica Vilma Lúcia Boa Morte concorda e complementa que, com o divórcio, a família não se extingue. A família só muda de configuração, diz.

    Juízes de direito e técnicos da área de família do Fórum Lafayette selecionaram processos judiciais que revelaram a dificuldade dos casais em conduzir atitudes positivas com os filhos no período da separação judicial. Para um dos pais presentes no primeiro dia do curso, a mediação passou a ser uma boa alternativa para solucionar a disputa, sem o prolongamento do processo judicial. A mediação foi atrativa. Atitudes prejudiciais aos filhos e disputas podem ser amenizadas a partir de agora, concluiu.

    Assessoria de Comunicação Institucional Ascom

    Fórum Lafayette

    (31) 3330-2123

    ascomfor@tjmg.jus.br

    facebook.com/tribunaldejusticaMGoficial

    twitter.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1706
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações354
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-oferece-oficina-aos-pais-recem-separados/117177524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)