Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Construção de barragens causa dano em atividade pesqueira

    há 9 anos

    Marcelo Albert Decisão da 16ª câmara cível condena construtora de barragens a indenizar pescadores

    A 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em julgamento realizado no dia 4 de dezembro de 2014, condenou uma empresa responsável pela construção e operação de barragens no rio Pomba para geração de energia elétrica. A empresa deverá indenizar dois pescadores da cidade de Guarani pelos prejuízos causados a sua atividade devido à drástica redução de peixes.

    Essa decisão confirmou a sentença de primeira instância que condenou a empresa a pagar, para cada pescador, R$ 20 mil de indenização de danos morais e R$ 24 mil a títulos de lucros cessantes (danos materiais efetivos sofridos por alguém, em função de culpa, omissão, negligência, dolo, imperícia de outrem).

    A empresa de energia alega que não praticou qualquer ato ilícito, pois as hidrelétricas por ela construídas no rio Pomba operam de modo plenamente regular, detendo as chancelas dos órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização da regularidade dos empreendimentos e que não há ligação entre a suposta redução de peixes do rio e as operações a ela vinculadas.

    De acordo com o relator do recurso, desembargador Otávio de Abreu Portes, comete ato ilícito não apenas aquele que não possui as chancelas dos órgãos estatais para exercer sua atividade empresarial, mas também, nos termos do art. 186 do Código Civil, aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral.

    Quanto aos danos materiais sofridos pelos pescadores, o relator afirmou que há nos autos provas de que houve prejuízo na atividade de pesca causado pela construção das barragens da empresa sem os degraus que possibilitariam a piracema movimento de migração dos peixes para desovar nas áreas de cabeceira dos rios.

    Ora, se não há piracema por ausência de construção de degraus nas usinas hidrelétricas da empresa, há evidente prejuízo às espécies de peixes da região, e, consequentemente, danos materiais e morais aos pescadores profissionais que sobrevivem da atividade pesqueira na região das barragens do rio Pomba, argumenta o relator.

    Apelação Cível nº 1.0284.12.000357-9/001

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Goiás

    (31) 3237-1887

    imprensa@tjmg.jus.br

    facebook.com

    / TribunaldeJusticaMGoficial

    twitter.com

    / tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações198
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/construcao-de-barragens-causa-dano-em-atividade-pesqueira/160494148

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)