Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador é homenageado em sua última sessão no TJMG

    há 9 anos

    Renata Caldeira

    Equilíbrio, sabedoria e dedicação são predicados indispensáveis ao magistrado. O que distingue um bom magistrado não é a preocupação em agradar, mas o seu empenho em promover a justiça, em tornar efetivos o direito, as leis e a Constituição. Essas palavras foram pronunciadas pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, ao referir-se ao desembargador Alyrio Ramos, que participou nesta quinta-feira, 29 de janeiro, de sua última sessão de julgamento no TJMG.

    Ainda em sua homenagem, o desembargador Pedro Bitencourt Marcondes destacou as qualidades do colega, lembrando que ele e o desembargador Alyrio Ramos, que se aposenta no próximo dia 2 de fevereiro, foram aprovados no mesmo concurso e também foram colegas de câmara. Vossa Excelência é um homem de poucas palavras, um homem de ação, que julga com sabedoria, precisão e sempre buscando a justiça, ressaltou o presidente do TJMG.

    Na oportunidade, o desembargador Pedro Bitencourt Marcondes expressou a gratidão pelo trabalho e empenho do desembargador Alyrio Ramos, que dedicou sua vida ao direito.

    Operosidade

    Referindo-se também às qualidades do colega, a presidente da 8ª Câmara Cível, desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, falou de sua competência, inteligência, vocação e operosidade no exercício do cargo. Nos últimos meses, informou, o desembargador Alyrio Ramos colocou em pauta mais de 1.500 processos. Destacou ainda o privilégio de presidir a última sessão do colega, que se despede da magistratura em pleno vigor físico e intelectual.

    Representando a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), o desembargador Herbert Carneiro, presidente da entidade, registrou a brilhante passagem do desembargador Alyrio Ramos pelo Judiciário mineiro, o seu amor pela profissão e a qualidade de sua prestação jurisdicional.

    Também o desembargador aposentado Delmival de Almeida Campos prestou homenagem ao magistrado, falando de sua amizade pelo seu pai, o advogado Marcus Vinícius de Garcia Ramos. Definindo-o como magistrado valoroso e corajoso, desejou-lhe paz e alegria nessa nova fase da vida.

    Outras homenagens foram prestadas ao desembargador por membros do Ministério Público e da OAB, ocasião em que foram reafirmadas várias qualidades do desembargador, como a busca pela justiça, o respeito pelos pares, promotores e advogados e a preocupação constante em bem julgar. Advogados presentes à sessão manifestaram o desejo de ver o desembargador do lado de ca, ou seja, exercendo a advocacia.

    Ainda na sessão, foi entregue ao desembargador uma placa de homenagem, que traduz o carinho e a admiração de seus colegas magistrados e dos servidores da 8ª Câmara Cível.

    Descrevendo-se como homem de poucas palavras, o desembargador Alyrio Ramos agradeceu as manifestações generosas recebidas e declarou que nada mais fez do que cumprir com sua obrigação.

    Carreira

    Natural de Belo Horizonte, o desembargador Alyrio Ramos formou-se pela Universidade Católica de Minas Gerais em 1970. Especializou-se em direito de empresa na Fundação Dom Cabral. Exerceu a advocacia de 1971 a 1990, ano em que ingressou na magistratura. Foi juiz substituto nas comarcas de Pedra Azul, Nova Serrana, Carmo do Cajuru, Governador Valadares e Ponte Nova. Como juiz titular, atuou nas comarcas de Três Pontas, Bom Despacho, Contagem e Belo Horizonte. É desembargador do TJMG desde outubro de 2012, integrando a 8ª Câmara Cível.

    O desembargador Alyrio Ramos conciliou a magistratura com o magistério. Foi professor de direito constitucional e de direito administrativo nas Faculdades Integradas de Uberaba.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Goiás

    (31) 3237-1887

    imprensa@tjmg.jus.br

    facebook.com

    / TribunaldeJusticaMGoficial

    twitter.com

    / tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1704
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações184
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-e-homenageado-em-sua-ultima-sessao-no-tjmg/163749685

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)