Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inscrições para comissário voluntário

    há 14 anos

    Estão abertas, desde o dia 3 de agosto, as inscrições para o processo de credenciamento de comissários da Infância e da Juventude voluntários de Belo Horizonte. A Portaria 3/2010, que determina a instalação de processo para novo credenciamento de comissários voluntários, foi assinada pelo juiz Marcos Flávio Lucas Padula, da Vara Cível da Infância e da Juventude de Belo Horizonte.

    As inscrições para atuar como comissário da Infância e da Juventude voluntário podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Comissariado da Vara Cível da Infância e da Juventude da comarca de Belo Horizonte. O endereço é avenida Olegário Maciel, 600, térreo, sala 105, Centro.

    Atribuições

    É atribuição do comissário da Infância e da Juventude voluntário fiscalizar o cumprimento das normas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente em diversos estabelecimentos comerciais, tais como: bancas de revistas, bares, restaurantes, lan houses , hotéis, motéis, boates, sinucas, shows e outros passíveis de inspeção. Nesse sentido, o principal objetivo do comissariado é coibir o fornecimento de bebidas alcoólicas bem como a entrada e a permanência de crianças e adolescentes em locais impróprios para menores de 18 anos.

    Cabe ao comissário da Infância e da Juventude voluntário exercer sua função com equilíbrio, prudência, educação e urbanidade. A atividade não é remunerada e não gera vínculo empregatício.

    Por meio da Portaria, o juiz Marcos Padula observou que o quadro de comissários vem sofrendo diminuição em razão de pedidos de desligamento e descredenciamentos, por parte do juízo, enquanto é crescente o número de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes em situações de risco.

    Além disso, de acordo com informações da Portaria, tramita na Vara Cível da Infância e da Juventude uma enorme quantidade de processos envolvendo infrações às normas de proteção à criança e ao adolescente, o que tem provocado aumento dos encargos dos comissários da Infância e da Juventude.

    Inscrições

    Para se inscrever, é necessário que o candidato apresente cópia colorida do documento de identidade, documento que comprove cumprimento das obrigações eleitorais, atestado de antecedentes criminais, certidões do Distribuidor Cível e Criminal - onde tenha residido nos últimos cinco anos e declaração de idoneidade assinada por duas autoridades - podendo uma declaração ser assinada por Comissário da Infância e da Juventude em exercício na comarca de Belo Horizonte.

    É necessário ainda, certificado de conclusão do ensino médio ou prova do exercício do cargo de comissário da Infância e da Juventude por prazo superior a dois anos, cópia de carteira funcional, carteira de trabalho ou outro documento que comprove, de forma específica e detalhada, a profissão exercida pelo candidato e comprovante de residência em Belo Horizonte. Para os candidatos do sexo masculino, é necessária apresentação de documento que comprove situação regular com o serviço militar.

    O processo seletivo é dividido em diferentes etapas, além do período de inscrições. Dentre essas, a análise de carta motivacional, entrevista psicológica e, finalmente, entrevista pessoal com o juiz da Vara Cível da Infância e da Juventude da comarca de Belo Horizonte.

    Os candidatos aprovados deverão participar de um curso de formação a ser realizado na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O credenciamento definitivo do candidato como comissário da Infância e da Juventude voluntário dependerá de sua aprovação em todas as etapas do processo seletivo, bem como de seu comparecimento ao curso de capacitação.

    Para mais detalhes sobre a Portaria 003/2010, acesse o link

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    Fórum Lafayette

    (31) 3330-2123

    ascomfor@tjmg.jus.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7218
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inscricoes-para-comissario-voluntario/2315325

    Informações relacionadas

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 14 anos

    CNJ reconhece legalidade de voluntário trabalhar como Comissário de Menor

    Defensoria Pública do Pará
    Notíciashá 13 anos

    TJE abre inscrições para Agentes de Proteção da Infância e Juventude

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 15 anos

    Inscrições abertas para seleção de agentes de proteção do Juizado da Infância e Juventude

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 8 anos

    Inscrições para seleção pública para agente de proteção voluntário do JIJ de Goiânia terminam hoje

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    sera que ainda tem vaga? estou ligando mas a ligação cai fora do setor. continuar lendo

    desejo trabalhar no auxilio familiar como podem educar seus filhos e ocupar o tempo deles para afastar das ruas e de tudo que a rua oferecem e desejo Fazer isso sem nem um enteresce de retorno proprio mas desejo um documento jurídico para que eu possa me indentificar ao faser a abordagem residencial continuar lendo

    Quem mora fora de Minas não pode ser volotario? continuar lendo