Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Magistrados discutem sistema carcerário em Minas Gerais

    há 9 anos

    Reunião do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Minas Gerais reuniu-se na manhã de ontem


    O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Minas Gerais (GMF) reuniu-se na manhã de ontem na sede do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O encontro reuniu desembargadores, juízes auxiliares da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), da Presidência e da 2ª Vice-Presidência e juízes da Vara de Execuções Penais de diversas comarcas do Estado.

    A reunião buscou definir procedimentos e ações conjuntas, objetivando a integração dos juízes que lidam com a Justiça Criminal, visando aperfeiçoar e contribuir com ações voltadas para solucionar problemas e conflitos do sistema carcerário. A ação, do Programa Novos Rumos, insere-se dentro das iniciativas que visam ao cumprimento do macrodesafio 7 do Planejamento Estratégico do TJMG, que é de aprimoramento da Justiça Criminal.

    Os trabalhos foram abertos pelos coordenadores do Programa Novos Rumos, desembargadores Jarbas de Carvalho Ladeira Filho e José Antônio Braga, respectivamente presidente e vice-presidente do GMF. Antes das discussões, um representante da empresa que fornece tornozeleiras eletrônicas explicou aos presentes sobre a tecnologia, detalhando como o sistema funciona e todas as ferramentas de que dispõe.

    Desafios do sistema carcerário, como a questão da superlotação dos presídios e os impasses relacionados às intervenções de cadeias, e iniciativas como o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) foram discutidos durante a reunião, entre outros temas.

    Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e, entre outros magistrados, o desembargador Herbert Carneiro, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), a juíza auxiliar da Presidência, Eveline Mendonça Félix Gonçalves, o juiz auxiliar da CGJ, Rui de Almeida Magalhães, e o juiz auxiliar da 2ª. Vice-Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos.

    O GMF foi instituído pela Portaria Conjunta 170/PR/2010 e teve sua composição definida pela Portaria Conjunta 416/PR/2015. Entre as diversas atribuições do grupo estão o planejamento e a coordenação de mutirões carcerários, o acompanhamento de projetos relativos à construção e à ampliação de estabelecimentos penais e a proposição da uniformização de procedimentos relativos ao sistema carcerário, bem como estudos para aperfeiçoamento da legislação sobre a matéria.

    Política Criminal

    No turno da tarde, os magistrados do GMF participaram de um encontro com conselheiros do Conselho de Criminologia e Política Criminal, presidido pelo desembargador Alexandre Victor de Carvalho. De acordo com o desembargador, o órgão, ligado à Seds, tem por objetivo formular a política criminal e a política penitenciária do Estado, além de fiscalizar os estabelecimentos e os serviços penitenciários, entre outras atribuições.

    “Nós nos reunimos com os juízes da execução penal do Estado para apresentarmos a eles o Conselho e para promover uma interação entre os conselheiros e os magistrados do GMF. É fundamental que o Conselho conheça melhor os problemas e os anseios desses juízes e ouça deles sugestões para o aprimoramento do sistema carcerário em Minas. Assim, poderemos entregar ao Estado uma política criminal mais afinada com os desafios da questão penal”, ressaltou o desembargador Alexandre Victor.

    • Publicações11204
    • Seguidores1704
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrados-discutem-sistema-carcerario-em-minas-gerais/240242643

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)