Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cadastro biométrico eleitoral pode ser feito no Fórum Lafaytte

    há 8 anos

    O corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Paulo Cézar Dias, fizeram hoje, 23 de novembro, o lançamento oficial da Central de Atendimento ao Eleitor no Fórum Lafayette. No posto, instalado no saguão do fórum, os eleitores de Belo Horizonte podem fazer o cadastro biométrico. O lançamento foi realizado em conjunto com a abertura da Semana Nacional da Conciliação.

    O cadastramento biométrico, que ainda não é obrigatório em Belo Horizonte, envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita no momento do atendimento. No dia da eleição, a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica. Quem não se cadastrar, votará ainda pelo sistema antigo na próxima eleição.

    A Central de Atendimento do Fórum Lafayette possui dez guichês preparados para fazer a coleta dos dados biométricos. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços eleitorais, já que o Fórum está localizado na região central de Belo Horizonte. Dessa forma, com a proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, em 4 de maio de 2016, o eleitor terá mais uma opção para evitar o enfrentamento de filas.

    O corregedor Antônio Sérvulo destacou a importância da parceria com o TRE-MG. O posto, segundo o magistrado, “além de favorecer o acesso, devido à localização do fórum, facilita o cadastramento não só para magistrados e servidores, mas para todas as pessoas que circulam pelo edifício e região, como advogados, defensores, promotores e a população em geral”.

    O presidente do TRE-MG, desembargador Paulo Cézar Dias, falou do avanço que a biometria representa e da segurança que o sistema propicia para o eleitor, para a Justiça e para os partidos políticos. O magistrado incentivou os magistrados e servidores a aproveitarem o funcionamento do posto no fórum para efetuação do cadastro. O presidente destacou ainda a grande movimentação do prédio, o que vai contribuir para implantação do cadastro biométrico. Diariamente circulam pelo Fórum Lafayette 10 mil pessoas.

    A Central de Atendimento ao Eleitor no Fórum Lafayette funciona das 13h às 17h. Endereço: Avenida Augusto de Lima, 1549, Barro Preto.

    • Publicações11204
    • Seguidores1704
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cadastro-biometrico-eleitoral-pode-ser-feito-no-forum-lafaytte/259248947

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)