Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza mantém apreensão de caminhão

    há 13 anos

    A juíza Riza Aparecida Nery denegou a segurança para uma empresária e um homem de Ipatinga que buscavam a liberação de um caminhão e as respectivas placas apreendidas pelo delegado da polícia civil, titular da 3ª Delegacia Especializada de Investigação de Furtos e Roubos de Veículos Automotores de Belo Horizonte.

    A decisão, publicada no último dia 11 de julho pela 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias, revogou liminar anteriormente concedida e que devolvia a posse do caminhão aos autores da ação.

    Os impetrantes do mandado de segurança afirmaram ter a posse do caminhão, desde dezembro de 2002, adquirido em agência de usados, até quando o veículo foi apreendido em fevereiro de 2010 em decorrência de coincidência da placa com outro veículo idêntico em Pernambuco. A irregularidade foi identificada em uma investigação iniciada em 2006 e que sugeria ter ocorrido remarcação de chassi.

    Mesmo com a investigação em andamento, eles continuaram a utilizar o caminhão na empresa, pois foram nomeados como “fiéis depositários” do veículo, ficando responsáveis pelo veículo, até que foi determinada a apreensão em fevereiro de 2010.

    A empresária e o proprietário do caminhão entraram com o mandado de segurança, com pedido de liminar, inicialmente na Vara da Fazenda Pública e Autarquias da comarca de Ipatinga, afirmando que a apreensão era desnecessária, já que estavam como depositários do bem. Também pretendiam que a competência para realização do inquérito fosse transferida para Ipatinga, citando os artigos 70 e 72 do Código de Processo Penal.

    Eles juntaram cópias do inquérito e uma perícia que indicava não ter havido alteração no veículo. A liminar foi concedida parcialmente em maio de 2010, mantendo o veículo na posse deles, porém as placas do veículo ficaram apreendidas.

    Foi declarada a incompetência para julgamento do feito em Ipatinga em maio de 2011, quando o processo foi redistribuído para a 5ª Vara da Fazenda de Belo Horizonte.

    Ao analisar o processo, a juíza Riza Aparecida Nery verificou que, apesar de o laudo do Instituto de Criminalística produzido no inquérito em 2007 “não ter constatado preexistência de dígitos no chassi”, laudo posterior do mesmo órgão, constatou que a numeração do chassi e motor foi remarcada, apesar de não ter sido possível recuperar os números anteriores.

    Por isso, concluiu ser “razoável a limitação do direito de propriedade, ante a suspeita de adulteração do veículo”, classificando ainda o ato do delegado como legítimo e em acordo com os limites do exercício do poder de polícia.

    A juíza ressalvou que ser necessária restrição do direito de propriedade dos autores do mandado de segurança para a investigação. “Caso a aquisição do caminhão por eles tenha ocorrido de boa-fé conforme alegado, não fica afastada a possibilidade de providências cabíveis em relação a quem lhes repassou o caminhão”.

    Quanto ao pedido para que o inquérito seja realizado em Ipatinga, a juíza explicou que o procedimento do inquérito é meramente administrativo e serve para reunir os elementos suficientes para uma eventual ação penal, “essa sim regulada pelos citados artigos do Código de Processo Penal”, concluiu a magistrada.

    Por ser de 1ª Instância, essa sentença está sujeita a recurso.

    Processo:02411199218-6 e NUMERAÇÃO Ipatinga: 0112215-64

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    Fórum Lafayette

    (31) 3330-2123

    ascomfor@tjmg.jus.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1704
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-mantem-apreensao-de-caminhao/2776597

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)