Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Núcleo socioambiental se reúne para discutir PLS

    há 8 anos

    PLS é o Programa de Sustentabilidade Legal do TJMG


    Os integrantes do Núcleo Socioambiental do TJMG se reuniram-se nessa terça-feira, 26 de abril, para dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento de ações e estratégias para que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atue de forma sustentável, levando em consideração as exigências da Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    O encontro, mediado pela presidente do Núcleo Socioambiental, desembargadora Mônica Libânio, contou com a participação de diretores, assessores e servidores de diversas áreas da Instituição empenhados na execução do Plano de Logística Sustentável (PLS).

    Um estudo apresentado pelo assessor da Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional (Asplag), Luiz Cláudio Alberto, mostrou o número de varas de cada comarca, os feitos distribuídos, o valor gasto no ano de 2015 e o valor que deveria ter sido gasto comparativamente a comarcas que gastaram de forma mais racional. Com esse estudo preliminar, o Núcleo Socioambiental está estudando estratégias de ação para que as comarcas possam contribuir para equilibrar seus gastos.

    O gerente do Centro de Informação para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Dilmo de Castro Silva, apresentou um estudo sobre consumo de telefonia e correspondência de todas as comarcas do Estado, a partir do modelo estatístico de regressão linear.

    Trabalhar no sentido de orientar as comarcas a utilizarem o envio de correspondências de forma mais racional, como usar postagens econômicas e usar a capacidade máxima nos envios de malote e Sedex tem sido a forma da atuação da Gerência de Acompanhamento e Gestão de Serviços Gerais (Geseg). A gerente Luiza Souza explicou que o setor tem acompanhado mensalmente o envio de correspondência das comarcas e quando necessário dá orientação por telefone.

    A secretária da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), Daniela Arantes Corrêa, falou da importância de a administração do TJMG fazer o acompanhamento mensal das metas para que os gestores possam desenvolver ações para ajustar as despesas das comarcas.

    Para economizar com manutenção de veículos e de combustível, foram comprados 208 carros novos e os usados estão indo a leilão por meio da Secretaria de Planejamento do Estado de Minas Gerais (Seplag). A troca de parte da frota de veículos foi explicada pelo Capitão Robson Silva Narciso, que trabalha no Gabinete Militar do TJMG.

    Para economizar com a manutenção dos arquivos de processos, a Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged) está atuando para descartar documentos que não precisam continuar arquivados. O diretor André Ribeiro falou que o setor envia arquivistas para visitarem as comarcas e analisar juntamente com os juízes e servidores a possibilidade de eliminação documental.

    Também foram discutidas melhorias na produção de capas para processos, separação e encaminhamento de lixo reciclável que prevê o treinamento das faxineiras e orientação aos funcionários, desenvolvimento de ações de comunicação e atuação das Comissões de Apoio à Logística Sustentável (Calsus).

    Os quatro grupos executivos, compostos pelos servidores titulares das unidades organizacionais (compras e contratações sustentáveis, racionalização do consumo de recursos naturais, racionalização do consumo de recursos administrativos e qualidade de vida no ambiente de trabalho, comunicação e capacitação para sustentabilidade) continuam se reunindo para desenvolver as ações de sustentabilidade.

    TJMG - Unidade Raja Gabaglia

    (31) 3299-4622

    ascom.raja@tjmg.jus.br

    facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial

    twitter.com/tjmg_oficial

    flickr.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1704
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nucleo-socioambiental-se-reune-para-discutir-pls/329455233

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)