Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Expresso Coinj leva crianças e adolescentes ao teatro

    há 7 anos

    Início das atividades foi marcado por peça teatral com temática ética e ecológica

    O Expresso Coinj, iniciativa que promove a ida de crianças e adolescentes institucionalizados a eventos artísticos, apresentações esportivas e outros eventos recreativos, aos fins de semana e feriados, esteve na tarde de hoje, 21 de janeiro, no Teatro Raul Belém Machado, na Rua Jauá, 80, no Bairro Alípio de Melo, em Belo Horizonte. Crianças e adolescentes da Casa Esperança V assistiram à peça teatral “Jojoca e Jejeca – Na era da sustentabilidade”. No domingo, 22 de janeiro, será a vez de um grupo da Casa Novella.

    No espetáculo, dois palhaços de circo, preocupados com problemas ambientais, sociais e morais da atualidade, resolvem agir e se unem à dona Onçulina, ao Lobo Guará, à Vaca Mimosa e à Bruxa Olindinha para ajudar a salvar o planeta e combater o bullying, a discriminação e o preconceito. Empregando números de mágica, brincadeiras e interação com a plateia, eles procuram mostrar a importância da preservação e das práticas de sustentabilidade.

    A atração já foi vista por crianças e adolescentes do Lar Irmã Veneranda e do TJ Criança Abriga, no dia 14 de janeiro, e do Centro Social Lar Frei Leopoldo, em 15 de janeiro. As três instituições de acolhimento institucional situam-se em Belo Horizonte.

    Neste ano, dentro da programação do Expresso Coinj, várias turmas fizeram excursões: em 13 e 20 de janeiro, adolescentes 12 a 18 anos, integrantes da Casa Tremedal, foram ao Clube Associação Irmão Sol, no trevo da Pampulha. No último dia 18, crianças de três a seis anos que residem no TJ Criança Abriga foram a um sítio em Matozinhos. Em 20 de janeiro, crianças de sete a 12 anos da Casa dos Irmãos, foram ao Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado.

    O cronograma até o fim do mês já está definido. As próximas visitas têm como destino o Parque Vale Verde, em Betim, em 24 de janeiro; o Inhotim, em 25 de janeiro, o Clube Associação Irmão Sol e a Fundação Zoobotânica, em 1º de fevereiro.

    Expresso Coinj

    O Expresso Coinj, desde dezembro de 2011, oferece acesso a atividades culturais e educativas a crianças e jovens. Os ingressos são doados por artistas, produtores e responsáveis pelos eventos. Até o ano passado, diversões variadas foram ofertadas a um público com faixa etária de 0 a 18 anos, atingindo quase 3.500 crianças e adolescentes de 50 Unidades de Acolhimento Institucional.

    Além de espetáculos teatrais, os grupos, oriundos de Belo Horizonte e região metropolitana e das comarcas de Perdões, Juiz de Fora, Sabará, João Monlevade e Itaúna, visitaram, entre outros locais, o Museu Inimá de Paula, o Museu do Mineirão, o Estádio Independência, o Minas Tênis Clube, o Sada Cruzeiro e a Fundação Zoobotânica, na capital, o Instituto de Arte Contemporânea – Inhotim, em Brumadinho, e o Centro de Treinamento Lanna Drumond, em Contagem.

    O projeto se baseia no efeito benéfico da convivência social e do contato com a música, o teatro, o esporte, a pintura e outras expressões artísticas. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promove os passeios por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), voltada para medidas de inclusão social de meninos e meninas que se encontram em instituições de acolhimento.

    Além de prover informação, cultura e lazer, o Expresso Coinj amplia o sentido comunitário e favorece a ressignificação de representações sociais de crianças e adolescentes excluídos da cena cultural, favorecendo seu desenvolvimento e despertando neles o desejo de emancipação e superação dos obstáculos enfrentadas.

    Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
    Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
    (31) 3306-3920

    imprensa@tjmg.jus.br facebook.com/TJMGoficial/ twitter.com/tjmgoficial flickr.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1706
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/expresso-coinj-leva-criancas-e-adolescentes-ao-teatro/420316210

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)