17 de Agosto de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX71043102001 MG
Publicado por Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Detalhes da Jurisprudência
Processo
Publicação
Julgamento
Relator
Teresa Cristina da Cunha Peixoto
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO - AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER - DIREITO À SAÚDE - IPSEMG - NEOPLASIA NO PULMÃO - PEMETREXED (ALINTA) - COBERTURA EXIGIVEL - NEGATIVA ILEGAL - ASTREINTES - PRAZO - RAZOABILIDADE - RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.
1. No presente caso, tem-se pela inexistência de motivos válidos para o requerido negar o tratamento ao segurado, devidamente prescrito por médico que o acompanha, não havendo violação ao princípio da legalidade, na medida em que a Lei Complementar n.º 64/02 expressamente estabelece a realização do tratamento adequado aos seus associados, quando demonstrada a necessidade do procedimento.
2. Possível a imposição de multa diária ao réu para compeli-lo a prática, ou à sua abstenção, de ato a que é obrigado. Destarte, a multa diária tem caráter intimidatório, devendo ser fixada em valor suficiente para compelir o réu à prática da ordem judicial, podendo, inclusive, caso seja necessário, superar o proveito econômico da causa, para que seja eficaz no alcance de sua finalidade.