Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

TJ isenta médica de indenizar

há 12 anos

A 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou a uma mulher o pedido de indenização por danos morais em função de ela ter engravidado após se submeter a laqueadura de trompas. A decisão, por unanimidade, confirmou sentença proferida pelo juiz Silvemar José Henriques Salgado, da 1ª Vara Cível de Coronel Fabriciano.

A autora da ação, E.A.S., se submeteu à laqueadura em 2004, durante o parto do seu terceiro filho, mas engravidou cinco meses depois. Diante disso, decidiu entrar na Justiça contra a médica que realizou o procedimento, pedindo indenização por danos morais e materiais. A paciente alegou que recorreu à laqueadura por não ter condições de criar outro filho e que a médica não a informou sobre a possibilidade de recanalização espontânea das trompas, o que tornaria possível nova gravidez.

O desembargador relator, Wagner Wilson Ferreira, explicou que, no caso da laqueadura de trompas, a obrigação do médico é de meio. Isso significa que o profissional assume a responsabilidade de prestar seus serviços de forma cautelosa, diligente, consciente das técnicas médicas e dos melhores procedimentos a serem tomados na busca pelo restabelecimento da saúde de seu paciente, mas “sem o comprometimento com qualquer resultado fixo ou determinado”.

Ao analisar a perícia médica, o magistrado observou que a cirurgia foi realizada de forma correta, segundo a melhor técnica, tendo a paciente engravidado novamente por fatores externos ao procedimento médico. Ressaltou, ainda, que o primeiro ano após a realização da laqueadura é o período no qual a maioria das recanalizações espontâneas acontece. Por fim, verificou que a própria paciente, em relatos constantes nos autos, declarou ter sido informada pela médica sobre a possibilidade de gravidez após a cirurgia.

Dessa maneira, o magistrado negou o pedido de indenização. Os desembargadores José Marcos Rodrigues Vieira e Francisco Batista de Abreu votaram de acordo com o relator.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

TJMG - Unidade Raja Gabaglia

Tel.: (31) 3299-4622

ascom.raja@tjmg.jus.br

Processo: 1.0194.05.052019-7/001

  • Publicações11204
  • Seguidores1707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações94
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-isenta-medica-de-indenizar/100021171

Informações relacionadas

Notíciashá 10 anos

Negada indenização por gravidez após vasectomia

Consultor Jurídico
Notíciashá 8 anos

Clínica e médico são condenados por garantir 100% de eficiência em vasectomia

Fernanda Favorito, Estudante de Direito
Notíciashá 10 anos

Gravidez após vasectomia não gera indenização

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)