Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Apac de Nova Lima completa 7 anos

    há 14 anos

    “Na terra do ouro, que é Nova Lima, existe uma escola que ensina o essencial para a vida: o amor”. Com essas palavras o coordenador do Projeto Novos Rumos, desembargador Joaquim Alves de Andrade, se referiu à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Nova Lima, saudando os presentes na comemoração do sétimo aniversário da entidade, ocorrida no último dia 30 de junho.

    Com índice de reincidência de 6,6%, a Apac de Nova Lima é uma referência de gestão prisional reconhecida em todo o país. Em 2008, a unidade foi classificada em 1º lugar no ranking dos dez melhores estabelecimentos prisionais do Brasil, realizado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário da Câmara dos Deputados.

    Homenagens

    O ponto alto da solenidade foi a entrega de diplomas de “Amigo Benemérito” da Apac Nova Lima, onde foram homenageados 36 personalidades do Poder Judiciário, Ministério Público, prefeitura de Nova Lima, empresas e instituição de ensino sediadas na região, entidades sociais e voluntários que acreditaram, apoiaram e participaram das conquistas da instituição. Receberam os diplomas, representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): os desembargadores Joaquim Alves de Andrade, Sérgio Antônio de Resende, Herbert José Almeida Carneiro, Jane Ribeiro Silva (representada pelo desembargador Nelson Missias de Morais) e Gudesteu Biber Sampaio (representado pelo desembargador Joaquim Alves de Andrade), os juízes Juarez Morais de Azevedo, Paulo Antônio de Carvalho e Luiz Carlos Rezende e Santos e também a servidora do Projeto Novos Rumos, Marina Vilhena.

    Como parte da programação de aniversário, o Centro de Reintegração Social (CRS) da Apac de Nova Lima recebeu o nome do desembargador Gudesteu Biber Sampaio, em cuja gestão na presidência do TJMG, foi criado o Projeto Novos Rumos, que tem como uma de suas atribuições, propagar a metodologia Apac, visando a sua implantação em todas as comarcas do Estado.

    Ao fazer sua homenagem, o juiz da Vara Criminal da comarca de Nova Lima, Juarez Morais de Azevedo, relembrou a comissão que foi formada, há oito anos atrás, para iniciar o processo de implantação da Apac. Por obra do destino, todos os componentes se encontravam na solenidade comemorativa de sete anos de funcionamento: desembargadores Sérgio Resende e Joaquim Alves de Andrade, a promotora de Justiça de Nova Lima, Eva Cantero, o então prefeito de Nova Lima, deputado federal Vitor Penido, o então presidente da empresa AngloGold Ashanti, Paulo Roberto Silva, além do juiz Juarez Azevedo, que sempre esteve à frente de todo o processo de instalação e consolidação da Apac.

    Concurso de Redação

    Outro destaque da solenidade foi a entrega de prêmios aos recuperandos vencedores do concurso de redação intitulada “A vida que estou construindo para quando sair da Apac”, cuja correção foi feita pela presidente da Apac, a professora Magna Lois Rodrigues Mendes. Participaram todos os recuperandos da entidade e foram premiados os três primeiros lugares de cada regime de cumprimento de pena (fechado, semiaberto e aberto).

    Apac Nova Lima

    A ampliação da Apac se faz necessária e está em estudo projeto para abrigar 120 recuperandos. Atualmente 83 recuperandos cumprem pena na unidade e sua manutenção é mantida por recursos repassados pela Secretaria de Estado de Defesa Social, prefeitura municipal, empresa Anglogold Ashanti e receita própria originária de oficina profissionalizante. De julho de 2003 até o final de 2009, centenas de recuperandos deixaram a Apac, em razão de ter alcançado benefício legal, sendo que a reincidência não ultrapassou 7%. Cerca de 20 voluntários atuantes e os membros da diretoria executiva exercem atividades nas áreas de educação, medicina, odontologia, psicologia, direito, alcoólatras e narcóticos anônimos, espiritualidade, valorização humana, suporte na segurança e revista, além de apoio nas visitas de familiares. Na área educacional existe parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por intermédio do Instituto Minas pela Paz, de aulas de ensino fundamental, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    A padaria da apac produz diariamente 5 mil pães e produtos de confeitaria, que são vendidos para prefeitura municipal , hospital local e empresas da região.

    Os produtos vendidos geram renda para 19 recuperandos do semiaberto que trabalham na padaria, além de empregar mais cinco ex-recuperandos.

    O novo desafio é a construção da Apac feminina. A comunidade já se mobilizou e criou a Associação dos Amigos da Apac, responsável em angariar recursos para a edificação do prédio.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Goiás

    (31) 3237-6568

    ascom@tjmg.jus.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações171
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apac-de-nova-lima-completa-7-anos/2269221

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)