Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comarcas atingidas pelo rompimento de barragens podem suspender expediente

    há 8 anos

    Portaria conjunta da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Corregedoria-Geral de Justiça autoriza os juízes diretores de foro das comarcas atingidas pelo desastre ambiental, provocado pelo rompimento das barragens no povoado de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, a limitar ou suspender o expediente forense por tempo razoável, que permita o atendimento prioritário ao gerenciamento dessa situação de crise.

    A Portaria Conjunta 456/PR/2015 foi publicada na noite de hoje, 12 de novembro, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe). Segundo o TJMG e a Corregedoria, a calamidade pública decorrente do rompimento das barragens é notória e diversas cidades do Estado de Minas Gerais estão passando por uma crise de abastecimento de água.

    A medida não prejudicará o processamento das medidas consideradas urgentes, nos termos dos incisos I e II, do art. 173, e dos incisos I, II e III, do art. 174 do Código de Processo Civil, inclusive as de competência dos juizados especiais e de suas turmas recursais; os processos penais envolvendo réu preso, feitos vinculados às prisões respectivas e medidas cautelares ou de caráter protetivo; os processos de apuração de ato infracional e execução de medida socioeducativa envolvendo adolescentes apreendidos, acautelados ou internados; os habeas corpus, mandado de segurança, agravo cível e quaisquer outras medidas urgentes.

    Os processos ajuizados em razão de situação de calamidade e de desastre ambiental, provocados pelo rompimento das barragens no povoado de Bento Rodrigues, terão tramitação prioritária.

    As audiências designadas para o período de limitação ou suspensão do expediente forense serão suspensas, à exceção daquelas relativas às medidas de urgência. Os prazos processuais que se iniciarem ou se findarem durante o período de limitação ou suspensão do expediente forense ficam prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.

    • Publicações11204
    • Seguidores1707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comarcas-atingidas-pelo-rompimento-de-barragens-podem-suspender-expediente/255286178

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)