Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Magistrado debate cybercrimes

    há 13 anos

    Para discutir os cybercrimes e esclarecer os ouvintes da Rádio Inconfidência sobre os cuidados que devem ser tomados ao navegar pela internet, o desembargador Fernando Botelho, da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) falou, hoje, 11 de agosto, no programa Revista da Tarde.

    O desembargador explicou que muitos dos crimes tecnológicos já estão previstos no Código Penal e que, para esses crimes tem havido as devidas condenações, mas para os crimes de alta tecnologia, os operadores do Direito aguardam a aprovação de um projeto de lei que tramita há 12 anos, a chamada Lei Azeredo.

    Responsabilidade

    “O gestor de um blog pode ser responsabilizado judicialmente quando não atender a uma notificação de retirada de um conteúdo ofensivo na rede, como acontece aos provedores”, lembrou o desembargador Fernando Botelho. E aconselhou que, ao navegar na internet, as pessoas devem tomar o mesmo cuidado que tomam ao sair à rua, isto é, “abrir a intimidade somente aos mais próximos e aceitar convites apenas quando a origem for conhecida”. Ele alertou também que o login e senha não devem ser divulgados.

    O desembargador explicou que muito se fala em “infidelidade virtual”, mas que juridicamente não se comete infidelidade conjugal pela internet, pois a infidelidade é o contato íntimo sexual entre parceiros. Portanto, o que se comete é o desrespeito ao cônjuge, o que viola um dos princípios básicos do casamento que é o respeito. Segundo ele, a atitude conhecida por “infidelidade virtual” não é crime, mas pode desfazer o matrimônio.

    Quanto ao uso do computador pelas crianças, o desembargador falou aos pais que eles têm o dever de monitorar as informações que seus filhos estão acessando, para protegê-los de conteúdos lesivos à infância.

    Fique sintonizado. Toda quinta-feira, às 15h, temas envolvendo o Judiciário são debatidos na rádio.

    Justiça em Questão

    O programa de TV do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Justiça em Questão aborda o tema Redes Sociais. Entre os assuntos, o desembargador Fernando Botelho vai falar sobre como proceder para registrar uma ata notarial, importante documento para comprovar a existência, por exemplo, de perfis falsos.

    Confira os horários de exibição:

    TV Justiça - Canal 7 (NET) ou Canal 6 (OiTV)

    Inédito - Domingo, 16h30

    Segunda, 10h30

    6ª feira, 12h

    TV Horizonte - Canal 19 UHF (TV aberta na capital)

    Inédito - Sábado, 21h

    Reapresentações:

    Sábado, 4h

    3ª feira, 14h

    4ª feira, 5h45

    5ª feira, 10h15

    TV Comunitária - Canal 6 (NET) ou Canal 13 (OiTV)

    Inédito - Sábado, 13h

    Reapresentações:

    2ª feira, 18h30

    4ª feira, 21h30

    5ª feira, 21h

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Raja Gabaglia

    Tel.: (31) 3299-4622

    ascom.raja@tjmg.jus.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1704
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrado-debate-cybercrimes/2801975

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)