Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Livro apresenta doutrina da Apac

    há 12 anos

    “Eliminar o erro, sim, mas salvar quem errou”. Com essa frase de Santo Agostinho, o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do TJMG, o desembargador Herculano Rodrigues sintetizou o que é o método desenvolvido pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). O comentário foi feito por ocasião do lançamento do livro A execução penal à luz do método Apac, ocorrido hoje, 16 de março, no auditório do TJMG Unidade Raja.

    O método Apac foi criado pelo paulista Mário Ottoboni e vem sendo aplicado pelo TJMG, por meio do Programa Novos Rumos. Esse método visa devolver ao preso sua dignidade e promover sua ressocialização, por meio de oficinas, palestras, entre outros. O livro tem como organizadora a superintendente adjunta da Ejef, que atuou como coordenadora do Novos Rumos em 2010 e 2011, desembargadora Jane Ribeiro Silva, elogiada por todos que tiveram a palavra. Também a gestão atual e anteriores que investiram no método foram aplaudidas.

    Apoio da sociedade

    O juiz da 1ª Vara Criminal, do Júri e de Execuções Penais de Itaúna, Paulo Antônio de Carvalho, lembrou que a disseminação do método só foi possível com muita persistência, pois a sociedade não acreditava na recuperação do infrator, afirmação compartilhada pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Hoje, a sociedade abraçou a causa que chama o preso a participar da gestão desse sistema prisional diferenciado. O juiz lembrou que magistrados e governo apoiaram a ideia de instalação das Apacs porque viram os bons resultados na recuperação do preso, perceberam que o custo per capita era inferior ao dos presídios e que a sociedade se envolvia nas tarefas desenvolvidas para os presos, chamados de recuperandos nas Apacs. “São cerca de dois mil recuperandos, número pequeno, apenas 4% da população prisional do Estado, mas se pensarmos nos 100 presos do início, já houve multiplicação por 20.”

    “Graças à iniciativa do TJ temos doutrina sobre a Apac. É um processo bem consolidado em relação à execução penal. Quando visitei a Apac pela primeira vez, como aquilo me afetou. Vi que era possível alterar um quadro a princípio inalterável. Temos que investir e acreditar nesse método racional, do ponto de vista da economia per capita, e no resultado alcançado”, comentou o governador de Minas. O livro, entregue oficialmente a ele pelo presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, é, segundo o governador, o reconhecimento público de um sistema funcional. “É triste reconhecer que o sistema convencional não permite a recuperação do homem.”

    Van Gogh inspira obra

    O 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues, fez alusão à capa do livro que contém a pintura de Van Gogh. O par de sapatos traduz “o trajeto, os pés, a singularidade e a alma do homem por detrás de seus utensílios. O sapato novo na loja, depois de algum tempo de uso, toma a forma de seu dono - e este dono é capaz de mudar o caminho, a forma de pisar, o ritmo dos passos, a rota...Pode até deixar os sapatos que não servem mais. Para isto, basta que ele acredite em si próprio, e que a comunidade reforce essa fé e esperança”, concluiu.

    Interessados em adquirir o livro devem entrar em contato com a Ejef.

    Outros links

    Para saber mais detalhes do livro e do método e ver os autores e os títulos dos artigos clique aqui.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Goiás

    (31) 3237-6568

    ascom@tjmg.jus.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações930
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livro-apresenta-doutrina-da-apac/3057561

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)