Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra aborda Holocausto

    há 8 anos

    A Unidade Raja Gabaglia do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sediou na tarde de ontem, dia 1º, a palestra “Holocausto, Esquecemos? Terrorismo e Ódio Radicalizado x Justiça e Responsabilidade Moral. Desafio do Séc. XXI”, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Barreiro). A desembargadora Hilda Teixeira da Costa representou o Tribunal no evento.

    A programação, que discutiu o extermínio em massa de judeus, durante a Segunda Guerra Mundial, patrocinado pelo regime nazista de Adolf Hitler, contou com duas palestrantes norte-americanas: Karel Reynolds e Connie Davies, diretora e coordenadora do Museu do Holocausto da Carolina do Norte (EUA), respectivamente. Além das palestras, o evento teve uma exposição de objetos do Memorial do Holocausto produzido por alunos e ex-alunos da Escola Cristã Verbo Vivo (ECVV), no saguão de entrada do prédio.

    Segundo o coordenador do evento, Carlos Javet Braga Bitencourt, conselheiro da OAB Minas Gerais Subseção Barreiro, a partir do Holocausto assistimos à industrialização da morte. “Médicos, engenheiros, advogados, nutricionistas, entre muitos outros profissionais, laboraram juntos para promover o maior crime de guerra visto pela humanidade, exterminando, injustamente, seis milhões de judeus”, esclarece.

    Para o conselheiro, “os operadores da lei devem entender que ela é feita para os homens e não os homens para ela”. O advogado destacou que por isso, quando se discute o Holocausto, especialmente no meio jurídico, é necessário direcionar os profissionais para uma reflexão humanizada e sensível ao princípio da dignidade da pessoa humana.

    O evento, ao qual compareceram magistrados, servidores, advogados e a comunidade em geral, teve ainda o apoio da Comissão de Direito Internacional da OAB – Seção Minas Gerais (OAB-MG).

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
    TJMG - Unidade Raja Gabaglia
    (31) 3299-4622
    ascom.raja@tjmg.jus.br
    facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial
    twitter.com/tjmg_oficial
    flickr.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1704
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-aborda-holocausto/380217085

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)