Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidência do TJMG recebe visita do artista plástico Oscar Araripe

    há 7 anos

    Pintor e escritor doou peça de sua autoria ao Tribunal

    O desembargador Herbert Carneiro, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), recebeu, nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, a visita do escritor e artista plástico Oscar Araripe, homenageado ontem pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais com o título de cidadão honorário do estado. Na ocasião, Araripe doou um de seus quadros ao TJMG e presenteou o presidente com um catálogo da sua produção artística.

    Intitulada “Tiradentes, o animoso alferes” (1992), a peça doada, uma acrílica sobre tela sintética com 300 x 300cm de dimensões, é baseada no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Essa é a versão mineira de um quadro que está na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, onde o artista estudou. A obra já foi exposta nos Museus da Inconfidência, em Ouro Preto, e da República, no Rio de Janeiro, entre outros locais.

    O chamado “mártir da Inconfidência Mineira” impressiona vivamente Araripe desde 1966, quando ele visitou Ouro Preto. Para o pintor, Joaquim José da Silva Xavier, morto aos 45 anos, é uma espécie de anjo tutelar do estado em que nasceu. “Tiradentes é o melhor símbolo da Justiça, e a sua imagem, na sede do Judiciário estadual mineiro, é a absolvição de ouro de uma figura que sofreu perseguição e violência”, afirmou.

    Participaram do encontro o desembargador Wagner Wilson, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Fernandes (Ejef), e o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, superintendente administrativo do Tribunal, entre outros convidados. O artista também esteve com o desembargador Afrânio Vilela, da 2ª Câmara Cível do TJMG, para agradecer ao magistrado a homenagem prestada, quando de sua condecoração pelo Poder Legislativo, em 14 de fevereiro.

    Oscar Araripe apresentou suas obras em diversos países, como México, China, Inglaterra, França, Estados Unidos, Espanha, Eslovênia, Grécia e Cuba. Expôs a obra “Extinção Nunca Mais” na Conferência das Nações Unidas-ECO-92, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, alcançando mais de 2 milhões de visitantes. Seu trabalho figura também no Forever Memorial das Olimpíadas.

    É conhecido por ter abraçado causas como o Protocolo de Intenção para Desculpas Recíprocas entre Portugal e Brasil, no qual figuram os portugueses, pelo que fizeram sofrer os inconfidentes, especialmente o alferes Joaquim José da Silva Xavier, e os brasileiros, pela expulsão das famílias real e imperial. Também por proposição do artista foi instituído pelo governo federal o Dia Nacional da Liberdade em 12 de novembro, data de nascimento de Tiradentes.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
    Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
    (31) 3306-3920

    imprensa@tjmg.jus.brfacebook.com/TJMGoficial/twitter.com/tjmgoficialflickr.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1704
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidencia-do-tjmg-recebe-visita-do-artista-plastico-oscar-araripe/430812591

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)